segunda-feira, 26 de março de 2007

Algumas impressões

De volta a este blog! Já tinha algumas saudades de escrever para este espaço que apesar de estar na net, e portanto aberto para o mundo, não deixa de ser meu e de mais uns poucos que gostam de ler as patetices que me lembro de escrever.
Há uns dias dei por mim a pensar por que é que continuava com este blog. Não o acho muito interessante, acho que as coisas que escrevo não têm muita piada, não é um diário (o confessionismo cibernético faz-me alguma confusão)... A bela da conclusão é só uma: porque gosto. O que mais me agrada nesta actividade bloguista é pensar nos temas que vou escolher, no que é que vou escrever... Mantém o cérebro ocupado e eu gosto de pensar e de exercitar os neurónios (ao contrário de algumas personagens que agora habitam mais um espaço na televisão, mais lixo televisivo, portanto).

Outra impressão que não posso deixar de escrever (quer dizer, posso não escrever, mas apetece-me) é sobre o "Grande Português" António de Oliveira Salazar. Apesar de já estar à espera do resultado não deixei de ficar estupefacta! Eu não vivi o salazarismo mas estudei-o e já ouvi muitos relatos daqueles tempos horríveis de pobreza, censura, mentes mesquinhas, analfabetismo... Podem dar as razões que quiserem para o facto de Salazar ter ganho: voto de protesto, descontentamento, anseio por uma política estável, mais segurança nas ruas, voto útil para não ganhar o Cunhal... Enfim... Mas o facto é que Salazar foi o mais votado! E tenho sérias dúvidas em acreditar que foram só os nazis e grupos de extrema-direita que votaram no senhor que caiu da cadeira! Esta votação revela muito do Portugal que temos hoje: um país que tem medo de andar para a frente e de enfrentar os desafios da globalização no mundo altamente competitivo. É um bocadinho triste pensar que já fomos a vanguarda e que hoje somos um país saudosista de um ditador que queria que o seu povo fosse analfabeto...

0 comentários: