segunda-feira, 9 de julho de 2007

"Fazes-me falta"


Comecei a ler um livro que me tem prendido desde a primeira página. Fazes-me Falta, de Inês Pedrosa. É um livro forte, onde as emoções são desnudadas de qualquer orgulho ou lugares comuns. Em forma de cartas, constrói-se um diálogo entre duas pessoas, uma que morreu e outra que vive a cada dia a saudade de quem já não está fisicamente perto, mas que continua presente. Nestas cartas, as coisas que ficaram por dizer são escritas com a esperança de que quem está do outro lado possa compreender os silêncios que, em vida, foram estabelecidos.


Fiquei a pensar nas inúmeras coisas que deixamos por dizer a determinadas pessoas. De facto, tenho imensas coisas por dizer a algumas pessoas. Mas o orgulho, ou mesmo o tempo, são desculpas mais do que suficientes para deixar as coisas inacabas. Cobardia? Acho que sim. O medo de nos expormos torna-se, em algumas situações, sufocante. Todos nós temos os nossos "esqueletos no armário". Penso que a total liberdade só é gozada quando nos sentimos em paz, com tudo resolvido. Mas a minha questão é: "Será que alguém sente isso?". Penso que não...


Mas esta questão e muitas outras surgem naturalmente com a leitura deste livro sincero e profundo. Não resisti e já sublinhei várias frases que, os protagonistas sem nome, vão dizendo um ao outro. E é tão bom quando um livro nos arrebata desta maneira!


Aqui fica a sugestão... Um livro que nos "obriga" a olhar para dentro e a desvendar alguns dos nossos medos, que, muitas vezes, nem sabemos que os temos.

0 comentários: