sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Isto de olhar para trás


Ontem, depois de conversar com a minha melhor amiga, comecei a pensar que o tempo é fantástico! Quanto mais ele passa, menos vivemos e mais vivemos. E este paradoxo é mesmo verdade. Para além de nos enriquecer de experiências, o tempo ajuda-nos a relativizar as coisas. Por exemplo, quando estamos apaixonados por alguém, tudo o que queremos é estar com essa pessoa. Se essa pessoa não gosta de nós, julgamos que é uma injustiça e que é um palhaço por não gostar de nós.
Mas olhando para trás, percebo perfeitamente porque é que nem sempre estive com as pessoas de quem gostei (penso que foram duas). Porque simplesmente não eram para mim. É uma verdade parva, mas que hoje percebo na perfeição.Não tinham nada a ver comigo e sei que se me tivesse envolvido com alguma delas teria sido um erro crasso e não seria minimamente feliz. Portanto, o que é dor hoje pode ser alívio no futuro.
Mas também pode acontecer o contrário. O tempo pode trazer certezas.
Há pessoas por quem nos apaixonámos, com quem estivemos, com quem fomos felizes e infelizes. Já passou, mas, olhando novamente para trás, percebo perfeitamente porque é que fizeram parte da minha vida. E continuo a saber os motivos (aqueles que são explicáveis) que me levaram a viver paixões, algumas quase insanas!
O tempo é bom, ajuda-nos a perceber os nossos porquês e a separar aquilo que é importante daquilo que, afinal, não tem importância nenhuma.

1 comentários:

Miss Glitering disse...

A idade e o tempo traz-nos a sabedoria que precisamos para olhar para trás e retirar, mesmo da dor, o que foi bom e o que nos trouxe mais valias.

Adorei.

Beijinhos meus