terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Um pouco de poesia






Sempre gostei de poesia, sobretudo de poemas de amor (mesmo antes de descobrir que sofria do síndroma do romantismo).

Assim, não foi de estranhar que ontem, ao passear pela FNAC, pegasse sem hesitar na colectânea de poesia reunida por Inês Ramos, Os dias do Amor, da Ministério dos Livros. Gostei dos poemas escolhidos, mas confesso que gostei mais da antologia poética reunida por Inês Pedrosa, Poemas de Amor, da D. Quixote. Contudo, tanto numa como noutra há poemas lindíssimos de vários autores.

Só para aguçar o apetite de quem gosta de poesia aqui fica um dos poemas escolhidos por Inês Ramos e agora por mim!

Remorso
No momento da nossa despedida,
O seu olhar de leve marejou-se;
E de perdão uma palavra doce
Aos lábios me acudiu, desprevenida.

Mas o orgulho levou-nos de vencida...
- Ah! nunca sobranceiro assim nos fosse! -
Nos seus olhos a lágrima apagou-se,
Em minha boca a frase enternecida.

Ambos seguimos discordante senda;
Porém nas cinzas deste amor fanado
Não há saudade que se não reancenda.

Eu inda choro por me haver calado,
E talvez que ela agora se arrependa,
Também chorando, de não ter chorado.

Henrique Lopes de Mendonça


0 comentários: